sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Coringvoxs


Sonhos d'alma


Surrealismo curiosidades


O Surrealismo surgiu na França, após a Primeira Guerra Mundial, em 1924, quando o Manifesto do Surrealismo foi publicado por André Breton, ex-integrante dos ideais do Dadaísmo. O manifesto trazia intrínseco concepções freudianas, ligadas à psicanálise e ao subconsciente. O próprio Breton assim denomina o Surrealismo:

"SURREALISMO, s.m. Automatismo psíquico em estado puro mediante o qual se propõe exprimir, verbalmente, por escrito, ou por qualquer outro meio, o funcionamento do pensamento. Ditado do pensamento, suspenso qualquer controle exercido pela razão, alheio a qualquer preocupação estética ou moral."

Alguns pintores também aderiram ao Surrealismo, como Salvador Dalí e René Magritte.
De acordo com os artistas surrealistas, a arte deve fluir a partir do inconsciente, sem qualquer controle da razão, o pensamento deve acontecer e ser expressado livre de qualquer influência exterior ou lógica. Está presente nas obras surrealistas: a fantasia, o devaneio e a loucura.

As obras literárias seguiam o procedimento de que as palavras deveriam ser escritas conforme viessem ao pensamento, sem seguir nenhuma estrutura coerente.

Nas artes plásticas, o artista espanhol Salvador Dali foi quem mais externou o universo surrealista. São temas marcantes de sua obra: a sexualidade, a angústia, as frustrações, os traumas, a memória, o tempo, o sono, o sonho.

O Surrealismo divide-se em comunistas e não comunistas quando André Breton adere aos ideais marxistas.
Por Sabrina Vilarinho

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Arte - Salvador Dalí (1904- 1989) « em: 25 de Janeiro de 2004 - 10:25 »

· Aos 6 anos de idade, Salvador Dalí anunciou para a família que queria ser cozinheira (no feminino mesmo).
· Dois anos antes de ingressar na escola de arte em Madri, nos anos 20, escreveu em seu diário: "Eu vou ser um gênio... Talvez venha a ser desprezado e mal compreendido, mas vou ser um gênio, um grande gênio".
· No Teatro Municipal de Figueras, sua cidade, Dalí expôs pela primeira vez e colectivamente em 1918. Sua primeira exposição individual foi na Galeria Dalmau de 14 a 27 de Novembro de 1925.
· Em 20 de outubro de 1926, Dalí foi expulso da Academia de S. Fernando, em Madri, por ter se recusado a fazer um exame. Ele declarou não haver um único professor suficientemente competente para avaliá-lo.
· O artista pareceu com roupa de mergulho numa exposição surrealista de 1936.
· Gala, esposa de Dalí, foi sua modelo quando ele pintou o rosto de Cristo no quadro A última ceia.

Vida amorosa Miguel Ângelo:Mais conhecido como Michelangelo

Michelangelo nunca se casou e hoje é praticamente um consenso que tenha sido homossexual, a despeito da negação de seus primeiros biógrafos. Tem sido aventado que o artista teve casos amorosos concretos com vários jovens, como Cecchino dei Bracci, para quem desenhou o túmulo, e Giovanni da Pistoia, que conheceu enquanto trabalhava no teto da Capela Sistina, e para quem escreveu alguns sonetos.[46] Mas nenhuma prova concludente se encontrou nessa direção, e é bastante possível que o próprio Michelangelo, refreando seus sentimentos e necessidades, tenha fugido à busca de uma consumação carnal. Vários fatores podem ser considerados para tornar a hipótese plausível. Em sua juventude em Florença ficara profundamente impressionado com a pregação de renúncia ao mundo de Girolamo Savonarola, e expressou sua admiração por ele ao longo de toda a vida. Em segundo lugar se considere a influência da visão humanista-neoplatônica de sua época sobre o amor, outro elemento relevante em seu universo pessoal, que falava do corpo como o cárcere terreno, e ainda que aceitasse o amor entre homens e até o estimulasse, não aprovava o contato físico, lançando a vivência do sentimento num plano espiritual. Além disso, a opinião pública sobre o homossexualismo no século XVI era bastante negativa; em Florença os homossexuais podiam ser castrados ou condenados à morte. O que transparece fortemente de suas poesias é o perene conflito entre o impulso ao amor terreno e ao amor divino, que, como ele mesmo disse, "o mantinha dividido em duas metades", e segundo Harmon, pelo que se sabe sobre sua vida, não há como excluir nenhum dos opostos no estudo de sua personalidade e de sua forma de amar. Ao mesmo tempo em que reiteradas vezes falou do amor dirigido a pessoas como a força dinâmica que o capacitava à transcendência - "o amor nos urge e desperta, dá penas às nossas asas, e a partir daquele primeiro estágio, com o qual a alma não se satisfaz, ela pode voar e subir ao seu Criador" - em outros momentos declarava seu desejo de intimidade física, querendo "abraçar meu tão desejado, meu tão doce senhor, com meus braços indignos", ou imaginando ser um bicho-da-seda para tecer uma túnica preciosa "envolvendo seu belo peito com prazer".[29][47][48][49] Condivi registrou que "muitas vezes ouvi Michelangelo discursar a respeito do amor, mas jamais o ouvi falar qualquer coisa diferente do amor platônico".[50] Dizem Ryan e Ellis, invocando mais outros autores, que a maioria dos historiadores modernos reconhece a inclinação homoerótica de Michelangelo, mas a questão de se isso o levou a uma vida sexualmente ativa permanece uma incógnita.[51][52]

Cópia de um original de Michelangelo ofertado a Tommaso dei Cavalieri: O rapto de Ganimedes, 1532. Royal Collection, Castelo de Windsor.
Entre os homens quem ocupou o maior lugar em seus pensamentos foi Tommaso dei Cavalieri, um patrício amante das artes. Na época Cavalieri era um jovem de 17 anos de idade, e Varchi, que também o conheceu, disse que ele que tinha um temperamento calmo e despretensioso, uma fina inteligência e educação, e uma beleza incomparável, e por tais qualidades merecia o amor de quantos o conhecessem. Logo após seu primeiro contato Michelangelo enviou-lhe duas breves cartas.[53] Numa delas disse:
"Percebo agora que não posso esquecer vosso nome assim como não posso esquecer a comida com a qual vivo - não! antes eu poderia esquecer a comida com que vivo, que infelizmente alimenta apenas o corpo, mas não vosso nome, que nutre minha alma e meu corpo, enchendo ambos de tamanho deleite que me torno imune à tristeza e ao medo da morte, isso enquanto vossa memória dura em mim. Imaginai se o meu olho estivesse também fazendo sua parte (uma referência à distância física entre eles) o estado em que eu me encontraria!".[53]
O Maior escultor do mundo
  Miguel Ângelo (1475-1564)
Nasceu em Capresa,na Italia,a 6 de março de 1475,filho Ludovico de  buonarróti Simoni,alcaide do lugar,e de Francisca de Neri.No mesmo ano,foi levado para Florença e dado para criar a uma senhora de Settignano,esposa de um canteiro.Ali permaneceu ate os dez anos.Habituou-se a trabalhar a pedra com o cinzel.
No peito da ama,nutriu-se com o leite da arte,com ele propio dizia mais tarde.Ao regressar a florença,quis o pai encaminha-lo para os negocios.Foi duro e violento com aquele filho idocil,que se negava a seguir essa profissão e preferia a compani  vagabunda dos jovens artistas,de que florencia era,naquela altura,um viveiro.Entrou para o "atelier" de Ghirlandaio,onde com grande assombro e algum siume por parte do mestre,logo revelou o genio incipiente.Mas o rapaz preferia a escultura à pintura.Da escola de Domingos Ghirlandaio,passou aos jardins dos Médices em São Marcos.

O astro da renascimento:Leonardo de Vinci

    Aquele   fervor de conquistas intelectuais,àquela ancia de verdade e beleza,aquele entusiasmo pelo glorioso passado grego-romano,que foram o fermento do  Renascimento,palpitaram e luziram,mais em qualquer outro,na alma de Leonardo de Vince.
Nascido em Vinci,em 1452,Leornado passou a primeira juventude em Florença.
Foi arquiteto,engenheiro,medico,escultor,literato,pintor e musico.Soube extrair do sublime instrumento de seu genio todos os sons,do mais debil ao mais forte.inventou maquinas muito engenhosas e foi o profeta de muitas conquistas cientificas modernas.Estudou a possibilidade de construir maquinas voadoras e preparou o caminho,com seculos antecipação,para os construtores de aviões.
No campo da geologia,expressou idéias que somente apos muitos estudos e experiencias,seriam comprovadas.Verrocho seu mestre,dizia:"parece que seus olhos veem algo que os demais não podem perceber".
Em 1483,ofereceu a Ludovico o Mouro duque de Milão,os seus trabalhos,numa carta se declarava inventor de maquinas de guerra,especialista em artilharia e em tudo em que se referisse a sitios.Acrescentava que era abil e que não temia ser comparado a outros no terreno das artes plasticas

domingo, 25 de setembro de 2011

Dragão deitado


Homem narigudo


Faraó


Mascara hostil


Jesus


Nartyx Zarion


Transtorno


Alma de ferro


Pedro X


Enigma


Filosofia astral


Viagem


Personagens surreais


Monstro


submundo do incociente