Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 30/09/2011 às 10:42
Aspectos da flora e da fauna do cerrado brasileiro são os assuntos apresentados pelo pintor Miguel Penha nas obras que integram a exposição “Dentro da Mata”, em cartaz na Galeria Theodoro Braga, entre os dias 4 e 28 de outubro, de segunda a sexta-feira, de 9h às 19h. A mostra é uma parceria entre o Sesc Pará e a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.
Marcadas pelo apuro técnico, pelo realismo e uso surpreendente das cores, as pinturas reunidas em “Dentro da Mata” se destacam pela forma como a natureza é retratada, em tons de imponência e a partir de uma gama de cores deslumbrante. A exposição, que integra o projeto “Sesc Amazônia das Artes 2011 – Intercâmbio Cultural da Amazônia Legal”, já passou por cidades brasileiras como Manaus, Porto Velho, Teresina e Macapá, e aporta em Belém este mês para, depois, seguir a São Luís em novembro.
Miguel Penha nasceu em Cuiabá (MT), em 1961, na região do Sucuri. Autodidata, iniciou sua carreira artística influenciado pelo surrealismo de Salvador Dali. Posteriormente, participou do curso livre de pintura na Escola de Belas Artes de Goiânia (GO). Desde 1981, o pintor vem realizando exposições pelo país afora e no exterior.
Motivado pelas belezas da Amazônia e do Cerrado, Miguel decidiu viajar pelo Centro Oeste do Brasil, visitando várias nações indígenas: Bakairi, Xavantes, Kaiapó e Apurinã. Estabeleceu, assim, contato com diversas culturas e obteve conhecimento mais apurado acerca das plantas de cada região. O que se pode conferir em “Dentro da Mata” é justamente parte desse conhecimento e da percepção delicada e atenta da natureza captada pelos olhos e pelos pincéis.
A abertura da exposição acontece no próximo dia 4 de outubro, terça-feira, com a realização de uma conversa com Miguel Penha, às 19h30, seguido de um coquetel de abertura. Entrada franca.
Serviço: Exposição “Dentro da Mata”, na Galeria Theodoro Braga, que fica localizada na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Av. Gentil Bittencourt, 650, Térreo, em Belém. Vernissage: dia 4 de outubro. Contatos: (91) 3202-4313
Hélio Granado - Ascom Fundação Tancredo Neves
Nenhum comentário:
Postar um comentário